sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Estudante viajante

Ele levanta todos os dias às 6 horas da manhã, quando ainda faz muito frio, deixando para traz o aconchego da sua cama ainda bem quente. Já sabe o que vai fazer, prepara a sua aula e faz os seus afazeres de casa. Luduvic de nome próprio Vladmir Fernandes é estudante do 3º ano do curso Engenharia e Construção Civil na universidade Jean Piaget de Cabo Verde.

Todos os dias ele percorre mais de 40 quilômetros, entre a cidade da Praia e a cidade do Planalto, para mais um dia normal de aulas que decorrem na universidade Jean Piaget de Cabo Verde. É por volta das 11 horas e 30 minutos que Vladmir prepara a sua ida para a universidade, isso quando não tem a necessidade de ir á universidade pela manhã.
De mochila às costas sai de casa por volta das 12 horas e 30 minutos para não atrasar, porque o hiace que é da propriedade privada parte do centro da cidade de Assomada em direção á cidade da Praia sempre às 13 horas, pois são muitos os estudantes que também diariamente fazem este percurso, e não querem chegar sempre atrasado.

Quando Vladmir resolveu fazer este curso, Engenharia e Construção Civil, poderia até faze-lo na cidade natal já que agora aquela cidade conta com um estabelecimento de ensino superior, mas para seu azar a universidade de Santiago ainda em 2011 não disponha do curso no qual queria fazer. Ele garante que as suas notas são boas e que prefere sempre o conforto da sua casa, “ o cansativo mesmo é estar a viajar sempre de segunda a sábado para a cidade da Praia chegando á casa sempre depois das 9 horas, às vezes parece que levamos bastante tempo para percorrer Assomada- Praia.

A maior dificuldade, segundo Vladmir é a canseira de viajar todos os dias, de sair de casa bem cedo quando tem aulas de manhã sem mesmo comer nada, a dificuldade de apanhar o transporte cedo e chegar á horas e a dificuldade de acompanhar a aula por ter de sair sempre mais cedo por causa do transporte que os vêem buscar á porta da universidade às 8 horas da noite. Mas para ele vale a pena porque assim é possível conhecer gente nova e o convívio dentro do carro com outros estudantes supera qualquer canseira. 


Artigos Relacionados

txadamato.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário